Matemática Hoje >> Perguntas + freqüentes
Perguntas + freqüentes

Como agir com os pais que muitas vezes não estão acostumados com a abordagem diferenciada do livro?

É fato que muitos pais que por não serem especialistas, desconhecem a realidade dos currículos atuais, e as exigências de avaliação em curso. Desconhecem, também os avanços metodológicos e como a tecnologia está entrando na escola.
Muitos acreditam. Com a melhor das intenções, que seus filhos deveriam ter um ensino exatamente igual à que tiveram quando eram alunos. Trata-se de uma situação paradoxal pois um ensino amarrado a valores e métodos de mais de 50 anos, não dá conta necessariamente de formar as futuras gerações para enfrentar os problemas complexos de nosso tempo.
Muitos professores pediram deste autor uma intervenção na forma de artigos dirigidos aos pais (aguarde) para discutir por exemplo as vantagens e desvantagens do "macete", que alguns pais "ensinam" (??) a seus filhos para resolver problemas, sem se dar conta que o macete na maior parte das vezes é um atalho fácil que não contribui para desenvolver o raciocínio dos alunos.
Cabe a nós, professores, coordenadores, autor (por que não ?), contribuir para esclarecer os pais sobre o projeto metodológico adotado pela escola, fornecendo argumentos sólidos que sustentam cada decisão pedagógica.
Muitos temas são tidos como polêmicos, porque são desconhecidos seus fundamentos, provocando reações negativas de pais. Debateremos neste site, alguns dos mais importantes como o uso da calculadora na escola, a obsolescência de certos tópicos, o trabalho de projeto, temas transversais e a interdisciplinaridade, o uso de materiais manipuláveis, laboratório de matemática, e até mesmo a presença do computado na escola.



Outras Perguntas:
E se um aluno mudar de escola, ele vai ter dificuldade de adaptação ?
Como os alunos deveriam usar o livro ?
Existe hoje, uma proposta de inovação do aprendizado através de temas ligados ao cotidiano e as inovações tecnológicas, mas como dar conta desta nova proposta e ao mesmo tempo manter os conteúdos?
Quando adotamos o livro devemos seguir a ordem dos capítulos, é recomendável ou não?
No planejamento das aulas, devemos dar aulas de todos os conteúdos?
O que faz um tema ser considerado fundamental no planejamento anual ou opcional ?
Existem capítulos que podem ser deixados de lado, caso eu não tenha tempo para cumprir o livro?

 
© Copyright Bigode Consultoria Pedagógica Ltda - Todos os direitos reservados
Site by Neotag